terça-feira, 16 de outubro de 2012

BCP

Já há algum tempo que ando bastante positivo no BCP mas hoje foi dado um sinal técnico que, na minha opinião, mostra em definitivo a força do título. O BCP negociou em lateralização nos últimos 6 meses, desde  abril, e fez uma figura triangular no último mês e meio, basicamente o periodo em que decorreu o aumento de capital. Esta figura foi hoje quebrada em alta e, embora o volume não tenha sido muito alto, penso que se deverá descontar o facto de as sessões anteriores não poderem servir de exemplo, uma vez que foram as primeiras em que negociaram as novas ações, provenientes do aumento de capital.



Não sendo uma das situações técnicas que prefiro, penso que o BCP tem um potencial que justifica o risco. E quando falo de risco nem estou a falar da percentagem de perda que estou disposto a assumir, mas antes do facto de não ter, como noutras situações, um ponto lógico para a colocação do stop. Usei uma linha de suporte de curto prazo que não me parece muito importante, e coloquei o stop um pouco abaixo desse valor, mas admito que é um "bocado a olho"! :)


Assim os parâmetros de "trading" que sugiro são os seguintes:

Entrada: Entre os 0,075€ e os 0,077€
Stop: 0,073€
Objetivo de curto prazo: 0,086€ 
Rácio risco/potencial: 1/3


Nota: Tenho posição longa no BCP.


Atualização 30.10.2012

Variação: - 7,04 %

Depois de uma subida significativa o BCP corrigiu fortemente, quebrando em baixa a antiga resistência, na zona dos 0.075, e ainda mais abaixo quebrou também o stop por mim definido nos 0.073, facto que me levou a fechar a posição longa no BCP.


O acionar do stop significa que agora o título irá continuar a cair? Não, longe disso, não me surpreenderá nada se vier a subir, assim como não me surpreenderá que continue a cair. O stop é apenas uma garantia, um seguro, de que nunca perderei muito num trade. Como já disse a colocação do stop está no nível onde, na minha opinião, o raciocínio que me levou a entrar deixa de fazer sentido. Perdendo pouco em alguns negócios, criam-se condições para se ganhar consistentemente, assumindo que se ganha bem mais nos casos onde o nosso raciocínio está correto e o stop não é acionado, como aconteceu no caso do BES, por exemplo. Obviamente que ficamos sempre com alguma sensação de que poderemos ter falhado quando o título inverte e, uns dias depois, constatamos que poderíamos ter vendido melhor. Pior ainda, quando verificamos que aquilo em que apostámos inicialmente, acaba por se verificar depois e que o movimento de correção foi apenas um pouco mais esticado do que assumimos como suportável. 

Podemos, e devemos, refletir sobre a colocação do stop, ou sobre a forma como fizemos o chamado "money management" do trade, no fundo sobre todas as componentes do negócio. Mas, posso-vos garantir que raramente tenho chegado à conclusão de que poderia ter feito as coisas de forma diferente quando acciono o stop, talvez porque ele é o elemento, do plano de trading, mais cuidadosamente pensado. Neste caso penso que poderia ter vendido uma parte maior (vendi cerca de 1/5 da posição) no dia a seguir aquela vela da sessão de 19 de outubro, e deveria ter esperado pelo teste dos 0.075 para refazer a posição inicial (refiz aos 0.078)! Mas são erros de pormenor, o essencial do plano foi cumprido, é ele que  consistentemente me traz retornos!

A grande maioria dos erros, que considero bem mais importantes, têm mais a ver, não com o accionar de stops, mas com vendas, parciais ou totais, muito antes do objetivo ser atingido.

Bons negócios!




7 comentários:

André Bernardo disse...

Compreendo a razão pela qual entraste longo no BCP (AT), no entanto acho que vais ser stopado pelos fundamentais associados à negociação de acções de Bancos Europeus em países intervencionados. Se a Espanha pedir o resgaste talvez haja um spike até aos 8/9 cts, mas na minha opinião BCP nem a 5 cts entrava longo. Boa sorte para o trade.

artista disse...

Ola André, obrigado pelo comentário, se for aos 8/9 centimos certamente já será um bom trade! :)

Como percebeste eu não invisto a olhar para os fundamentais, se fosse por aí não investiria certamente no BCP... mas também te digo, quando o BCP e outros títulos inverteram a sua tendência de queda em outros Bear Market's, quase ninguém acreditava nos títulos, nessa altura acabaram-se os vendedores, e quando eles acabam os títulos só podem subir, e quando sobem, os compradores aparecem...

Não estou a dizer que é isso que está a acontecer no BCP, apenas que digo que as probabilidades de o BCP subir aumentaram, nem que o que venha ai seja apenas um movimento de curto ou médio prazo, antes de o título voltar às quedas...

Por outro lado, também posso estar enganado... e lá está o stop! :)

Correia1978 disse...

O estocástico está overbought... e o RSI para lá caminha! Boa sorte para o teu trade.

artista disse...

Olá Correia, obrigado pela resposta, mas não ligo a esses indicadores... o único que ainda olho às vezes é para o RSI, mas é mais por curiosidade que outra coisa! :)

artista disse...

Parece que o André tinha razão, acabei por accionar o stop. Vendi uma pequena parte ainda antes do stop, a 0,074, o resto acabei por vender a 0,073 e as últimas a 0,071!

Nuno disse...

eu mantive :), hoje estao a 0,11.

artista disse...

Só hoje vi este comentário.

Se seguiste alguma estratégia fizeste bem em manter, se mantiveste só "porque sim" mais tarde ou mais cedo isso dá mau resultado.

A minha estratégia está longe de acertar sempre, erro muitas vezes. Quando erro perco no máximo uns 5/6%, quando ganho raramente são menos de 10%... neste diferencial está aquilo que ganho, com relativa segurança! ;)